Arcanos Maiores

A Roda da Fortuna – significado da carta no Tarot

A Roda da Fortuna é uma carta de Tarot que representa a mudança de sorte. É a décima carta dentre os Arcanos Maiores e significa eventos inesperados, mudança de ciclo e progresso. Portanto, essa é uma carta que sinaliza os ciclos de vida e traz o presságio de mudanças em breve

Anúncio

Simbologia da carta A Roda da Fortuna

Essa carta de Tarot carrega a ilustração de uma roda giratória onde há três criaturas montando-a, sendo elas: uma esfinge no topo, uma cobra no lado esquerdo e um Anúbis na parte inferior. No anel externo da roda há quatro letras gravadas que soletram “Taro” e “Rota”. E no anel interno, há os símbolos alquímicos dos elementos: sal, água, enxofre e mercúrio. Veja mais detalhes da simbologia dessa carta:

  • A roda em movimento significa ciclos de vida;
  • A esfinge simboliza os mistérios da vida;
  • A cobra é a representação da renovação constante;
  • O Anúbis simboliza os desejos animais;
  • Os símbolos alquímicos simbolizam os quatro elementos;
  • As criaturas (anjo, água, touro e leão) que cercam a roda representam os signos Leão, Touro, Aquário e Escorpião (signos fixos do zodíaco).

Palavras-chave da carta A Roda da Fortuna

A carta de Tarot A Roda da Fortuna pode ser facilmente memorizada a partir das suas palavras-chave, tais como: mudança, boa sorte, progresso e ciclos de vida. Quando ela aparece invertida, as palavras-chave utilizadas para memorizar seu significado são: azar, mudanças indesejadas e atrasos. 

Significado da carta A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna é uma carta de Tarot que sinaliza mudança. Quando ela aparece em sua posição vertical, ela indica mudança positiva e significa que a sorte está com a pessoa que a tirou. Contudo, ela também é uma lembrança importante sobre os ciclos da vida e faz um alerta de que tudo tem um começo, um meio e um fim. Por isso, é um lembrete de que não temos controle de tudo e de que as coisas podem mudar. Se tudo parece bem agora, pode ser que surjam solavancos no caminho. E se as coisas estão indo mal, pode ser que mudanças positivas surjam.

Amor e relacionamento

Quando tirada em uma leitura de amor e relacionamentos, essa carta lembra que colhemos aquilo que plantamos. Por isso, é um alerta para que você seja gentil, atencioso e amoroso, pois tudo que vai, volta. 

Para quem está em um relacionamento sério, um evento agradável poderá ocorrer em breve, como a chegada de um filho, um casamento ou um noivado. Os solteiros que tiram essa carta e estão em busca do amor recebem um sinal de sorte com A Roda da Fortuna. Portanto, se prepare para conhecer pessoas novas em breve.

Finanças e trabalho

Se a sua leitura foi para carreira e finanças, saiba que essa carta significa progresso, oportunidades e mudanças positivas. É um bom presságio de que você poderá ter um alto crescimento profissional e financeiro. Portanto, concentre a sua energia nos projetos e oportunidades que poderão te levar para esse resultado, pois a sorte está do seu lado nesse momento.

Saúde e espiritualidade

Na saúde e vida espiritual, A Roda da Fortuna surge como um símbolo de mudança a favor da saúde e da espiritualidade. É um sinal de que você passará por uma mudança em breve que fará você se sentir melhor fisicamente e emocionalmente, como uma parada por conta própria. 

Significado da carta A Roda da Fortuna invertida

Quando A Roda da Fortuna aparece em sua forma invertida o significado não é tão bom, pois ele indica má sorte, mudança indesejável e atrasos. É uma leitura que deixa qualquer pessoa preocupada e traz alertas importantes, como: não se arrisque neste momento, não se dê por vencido e mantenha a sua fé. A carta de Tarot A Roda da Fortuna invertida é um presságio de que um novo ciclo de desafios pode estar próximo, por isso, você precisará fortalecer a sua fé e acreditar que você é capaz.

Amor e relacionamento

Se essa carta aparece invertida em uma leitura de amor, isso significa que você poderá ter dificuldade ou atrasos em seus relacionamentos. Contudo, a forma como você irá lidar com esses obstáculos só depende de você. Em todo caso, é um alerta para que você reconheça seus erros e aprenda com eles.

Nos relacionamentos existentes, A Roda da Fortuna invertida indica uma mudança indesejável, como uma perda de conexão ou estagnação. Já os solteiros poderão ter dificuldade em encontrar um novo amor. 

Finanças e trabalho

Na área profissional o presságio também não é bom. A carta orienta que essa não é a hora certa para fazer aquisições desnecessárias e nem investimentos muito arriscados. A Roda da Fortuna também indica que mudanças inesperadas pode comprometer a segurança financeira

Saúde e espiritualidade

Nessas outras áreas da vida, A Roda da Fortuna invertida indica que você está passando por muito pessimismo e estresse e isso pode afetar a sua saúde física e emocional. E na espiritualidade, a carta indica que você terá tempos difíceis onde a sua fé será testada

A Roda da Fortuna é sim ou não?

Se você fez uma pergunta com resposta “sim” ou “não” e tirou a carta A Roda da Fortuna no Tarot, isso significa que a resposta para a sua pergunta é SIM

a roda da fortuna sim

O que significa a carta do Tarot A Roda da Fortuna?

O significado da carta de Tarot A Roda da Fortuna é de mudanças, sejam elas positivas ou negativas dependendo do contexto ao qual essa carta surge. Em todo caso, ela ressalta que não podemos controlar tudo em nossa vida, que a vida é cíclica e que tudo que vai também volta. Portanto, se você tirou essa carta no Tarot, considere o contexto atual da sua vida para uma interpretação mais correta. 

Por exemplo, se você está vivendo um bom momento na sua vida e tirou A Roda da Fortuna, isso pode indicar que esse ciclo pode estar terminando e um novo surgirá em breve. O mesmo vale para quem está passando por momentos difíceis. Essa carta pode indicar que coisas boas estão surgindo. 

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo