Arcanos Maiores

A Temperança – significado da carta no Tarot

A Temperança é uma carta do Tarot que pode ser encontrada na 14ª sequência de Arcanos Maiores. A carta aponta equilíbrio, paciência e paz. A Temperança em uma leitura de Tarot é significativa, e deixa claro a necessidade da pessoa que retirou a carta de se valorizar mais, ir em busca de suas aspirações em longo prazo e definir metas para atingir um objetivo almejado.

Simbologia da carta A Temperança

Na ilustração da carta A Temperança, há a presença de uma figura harmoniosa. Um anjo é a figura central desta carta, que está derramando um líquido de um cálice para outro. O anjo de asas vermelhas, cabelos loiros e manto branco acinzentado está de pé às margens de um lago.

Anúncio
  • O cenário é de harmonia, paz e tranquilidade, o que indica essa leitura;
  • O derramamento do líquido (água) de uma cálice para o outro revela o fluxo da vida, que ocorre para equilibrar os recipientes (corpo e alma);
  • O anjo está trajando um manto branco acinzentado com o símbolo de um triângulo no peito, que representa união e cura;
  • Em pé em frente ao lago, o anjo tem um pé na água e outro fora dela, o que indica cautela;
  • Todo o cenário em torno do anjo é exuberante, com muitas flores, montanhas, o sol, rochas, algo que representa os altos e baixos da vida.

Palavras-chave da carta A Temperança

As palavras-chave contidas em cartas do Tarot ajudam a compreender melhor o significado da carta em curto prazo. Antes de mergulhar no significado de cada carta, memorize as palavras-chave de cada uma das cartas para obter uma leitura mais rápida a princípio.

Palavras-chave A Temperança – Harmonia, equilíbrio, paciência, moderação, cautela, paz, serenidade, tranquilidade e confiança.

Palavras-chave Invertidas – Falta de Harmonia, desequilíbrio, imprudência, indulgência excessiva, extremos e excessos.

Significado da carta A Temperança

Em uma leitura corriqueira do Tarot, A Temperança revela a presença da paz, da harmonia e da confiança na vida da pessoa que retirou a carta. A paciência é uma excelente oportunidade de focar melhor em perspectivas de longo prazo e traçar metas mais confiáveis. Dessa forma, se você tirou essa carta no Tarot, seja paciente e não se precipite em seus julgamentos.

Amor e relacionamento

Para uma leitura de amor e paixão, A Temperança revela que é bom ter paciência, moderação e cautela no relacionamento. Caso você já esteja em um relacionamento e tirou essa carta no Tarot, esse é um bom momento para avaliar suas atitudes, pontos de vista e buscar equilíbrio. 

Para quem é solteiro e retirou a carta, A Temperança indica que o equilíbrio está presente e ele deve ser mantido em todas as áreas da vida. A harmonia interna traz o momento ideal para que os frutos do sucesso sejam concretos, incluindo o amor verdadeiro. Dessa forma, se aproxime de alguém almejado de forma sutil, com paciência e com cautela.

Finanças e trabalho

Em relação à profissão e finanças, A Temperança nos indica que observar as perspectivas de um ponto de vista abrangente é importante. Nesta área da vida, evitar os extremos e seguir em harmonia com seus propósitos é fundamental após essa leitura. Essa leitura deixa claro que suas metas devem ser bem definidas e traçadas para médio e longo prazo. Cuidado com o imediatismo e mantenha sua vida profissional e pessoal em total equilíbrio.

Saúde e espiritualidade

Para as leituras de saúde e espiritualidade ao retirar A Temperança, a indicação de moderação é um sinal importantíssimo. Seja moderado e equilibrado com a saúde e o lado espiritual. Evite atividades extremas, pois cuidados exagerados ou sedentarismo, estão ligados ao desequilíbrio. Basta estar no meio e fazer as coisas com tranquilidade e equilíbrio que tudo vai dar certo!

Significado da carta A Temperança invertida

A Temperança invertida é uma carta que revela o desequilíbrio, falta de harmonia e derivativos destas atitudes, como o estresse, violência e a doença. Essa carta é um sinal de alerta que deve ser levado muito a sério. A necessidade de cautela, equilíbrio, moderação, paciência e paz, são evidentes quando essa carta é retirada no Tarot.

Amor e relacionamento

No amor, essa carta pode deixar claro que você está se precipitando e pode estar se envolvendo cedo demais, caso seja solteiro(a). Para quem já namora ou é casado(a), A Temperança invertida indica falta de equilíbrio e de perspectivas em longo prazo. A falta de paciência e harmonia pode estar afetando a relação, e se concentrar na paz, tranquilidade e harmonia vão fazer com que as coisas no relacionamento melhorem.

Finanças e trabalho

Uma carta invertida deve ser observada no contexto correto. A Temperança em sua posição invertida para uma leitura de profissão e negócios indica que existe um desequilíbrio que pode prejudicar esse lado ou já está prejudicando. É importante saber esperar e ter paciência de ouvir sua voz interior antes de tomar decisões sérias nesta área. Manter o foco em resultados em longo prazo é uma forma de trabalhar isso. Foque em metas confiáveis e palpáveis que tudo dará certo.

Saúde e espiritualidade

Essa leitura indica que você anda estressado, desconfiado, ansioso, precisando muito de paz e harmonia em sua vida. Se concentre em coisas boas, coisas que te fazem sentir tranquilo(a) e feliz. Fuja da pressão no trabalho e nos negócios, e viva com calma, um passo de cada vez, pois sua saúde física, mental e espiritual vai agradecer!

A Temperança é sim ou não?

Em uma leitura onde um “Sim” ou um “Não” são as respostas esperadas, a retirada de A Temperança indica o “Sim”. Porém, muitos especialistas no assunto indicam que se trata de um “Sim” cauteloso, onde a neutralidade da resposta flerta com o contexto da pergunta.

A temperança tarot

O que significa a carta do Tarot A Temperança?

A Temperança é a carta que indica equilíbrio ou sua necessidade de equilibrar as coisas, seja no amor, na saúde ou nas finanças. Ao tratarmos do assunto harmonia, paciência e paz, essa carta é direta e objetiva, e deixa claro se você está se posicionando bem ou de forma ruim quanto a isso.

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo