Arcanos Maiores

A Morte – significado da carta no Tarot

No Tarot, uma das cartas mais temidas é A Morte, localizada na 13ª sequência dos Arcanos Maiores. Essa é uma carta enigmática, mas que vai surpreender quem pesquisar mais sobre ela. Para quem pensa que essa é uma carta de mau presságio, saiba que A Morte aponta o fim de um ciclo ruim. Essa carta representa mudanças, transformações importantes e a oportunidade do renascimento.

Anúncio

Simbologia da carta A Morte

Na ilustração da carta A Morte, há a imagem de um ceifador trajando uma armadura na cor preta enquanto está sobre um cavalo branco. Esse ceifador com rosto de crânio humano é o personagem central da carta. O ceifador segura uma bandeira negra com uma flor branca desenhada. A bandeira tem os números XIII em algarismo romano. Aos pés do ceifador, há pessoas de todas as classes sociais, credos, cor de pele, idade e outras características.

  • O esqueleto simboliza transições inevitáveis;
  • A armadura indica que a morte é um ser imbatível, ou seja, revela que você está protegido contra qualquer um que tentar contra você;
  • O cavalo de cor branca revela que o ceifador está sobre um animal puro, e assim seremos todos purificados;
  • As pessoas distintas implorando aos pés do ceifador revelam que para A Morte todos somos iguais, sem distinções.

Palavras-chave da carta A Morte

Uma forma interessante e eficaz de saber mais sobre as cartas do Tarot é por meio de palavras-chave relacionadas. Ou seja, com a palavra-chave, você pode memorizar com facilidade o significado da cada carta. Assim, saiba mais sobre as palavras-chave de A morte:

Palavras-chave A Morte – Transição, mudança importante, final e desapego.

Palavras-chave Invertidas – Resistência com mudanças e medo de mudanças.

Significado da carta A Morte

O significado de uma carta no Tarot deve ser interpretado dentro de um contexto maior, envolvendo uma leitura completa e outras cartas. A Morte significa mudança, algo novo, coisas novas, um novo caminho, novas oportunidades. 

No entanto, tudo que é novo se contrapõe ao que não serve mais, por isso, a carta significa mudança importante, onde algo tem que terminar para que outra coisa possa acontecer. Se opor a essa mudança significa sofrimento, e deixar que a vida flua é fundamental. 

Amor e relacionamento

No amor, A Morte significa mudanças importantes, sejam elas boas ou ruins. É fundamental entender que as mudanças são o principal elemento desta carta para não se deparar com uma grande mudança em sua vida e querer se opor. A carta indica que a postura correta é aceitar e seguir em frente no novo ciclo. Se você está em um relacionamento, essa carta para o amor significa uma mudança importante em breve.

Pode ser o fim do relacionamento ou uma mudança de postura radical que levará o relacionamento a patamares mais elevados. De qualquer forma, o cavalo branco revela que os sentimentos serão purificados. Caso você seja solteiro(a), essa carta pode revelar que esse estilo de vida está próximo ao fim, e uma pessoa entrará em sua vida trazendo mudanças significativas.

Finanças e trabalho

No trabalho e nos negócios, A Morte é uma carta de coisas boas, de boas transformações. A carta revela que você está à frente destas mudanças e elas serão para melhorar sua vida. Mesmo que você perca o emprego ou fracasse em um negócio neste período, entenda que o universo está te colocando em algo melhor, basta se abrir para essas mudanças sem sofrimento. 

Lembre-se, quando uma porta se fecha, outras tantas se abrem para você, esse é o espírito. Porém, essa transição pode não ser fácil, por mais que seja boa! Você pode sofrer com a questão financeira neste período, mas é fato que isso lhe dará experiência e sabedoria, elementos importantes para o sucesso que te aguarda.

Saúde e espiritualidade

Não se preocupe se receber a carta A Morte em uma leitura para a saúde, pois a carta revela transformação, nada mais que isso. Pode ser uma transformação boa ou ruim, ou a necessidade de mudanças. Por exemplo, essa carta é enfática e prega que mudanças são necessárias. Pode ser que velhos hábitos ruins de saúde precisem ser abandonados. Além disso, essa carta indica transição espiritual e um novo começo.

Significado da carta A Morte invertida

A Morte invertida também se refere a mudanças e transformações importantes, mas a carta indica haver uma resistência impedindo essas mudanças. Fazer essa transição é importante, e deixar para trás o apego e os preconceitos é o que deve ser feito para fluir no rumo certo.

Amor e relacionamento

A carta invertida nesta área da vida indica haver uma resistência forte em deixar que as mudanças ocorram. Um relacionamento ruim pode ser o caso, e permitir que o fim chegue pode ser a solução. Para os solteiros, essa carta revela que se a mudança de postura não ocorrer, o novo ciclo não pode começar!

Finanças e trabalho

A carta invertida para profissão e finanças, deixa claro que as mudanças já começaram ou estão por vir. No entanto, você se coloca relutante e não deseja “abandonar o barco”.

Saúde e espiritualidade

Adotar as mudanças necessárias é fundamental, e A Morte invertida deixa claro que você está se opondo a essas mudanças. Por exemplo, deixar de beber, fumar e o sedentarismo de lado pode ser o caminho para fluir em mudanças importantes. Uma carta invertida é um sinal de alerta importante para você prezar mais por sua saúde.

A Morte é sim ou não?

Em uma leitura de resposta “Sim” ou “Não”, A Morte significa “Não”.

carta a morte no tarot

O que significa a carta do Tarot A Morte?

Mesmo sendo muito temida, essa carta é como todas as outras e deve ser incluída em uma leitura completa. O contexto da leitura deve ser dinâmico, e a carta não deve ser vista como uma carta de mau presságio. O principal significado de A Morte é a mudança e na posição invertida a carta significa oposição a essa mudança, seja para qual for a área que a leitura esteja sendo feita.

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo