Arcanos Maiores

A Torre – significado da carta no Tarot

A Torre é a décima sexta carta de Tarot dentre os Arcanos Maiores e tem como significado uma catástrofe imprevista. Essa carta representa destruição de velhas ideias, como opiniões e crenças que estão no alicerce de uma pessoa. Por isso, a carta A Torre é uma das menos desejadas em uma leitura de Tarot, pois ela representa um presságio ruim de angústia e caos.

Anúncio

Simbologia da carta A Torre

Esta carta de Tarot traz em sua descrição visual uma cena de destruição e caos, onde uma torre alta localizada em um terreno rochoso possui rachaduras em suas fundações. No alto da torre há a figura de um raio, que parece ter caído na torre e incendiado parte dela. Do alto caem uma coroa e duas pessoas. Veja a simbologia em mais detalhes:

  • O raio que destrói uma torre de pedra representa as falsas premissas, onde é fundamental ter solidez na base;
  • O raio também representa uma energia inesperada que pode levar a uma importante revelação;
  • A coroa em queda representa o pensamento materialista que é comprado barato;
  • As pessoas caindo, simboliza uma destruição total, onde não há como voltar atrás;
  • As 12 chamas à esquerda representam os 12 signos do zodíaco e as 10 chamas à direita representam os pontos da Árvore da Vida;
  • O total de 22 chamas representa a intervenção divina, mesmo no momento de caos.

Palavras-chave da carta A Torre

As palavras-chave que representam A Torre em sua posição normal são: mudança repentina, destruição, turbulência e trauma. Já as palavras-chave de A Torre invertida são: resistindo à mudança, adiando o inevitável e evitando desastres.

Significado da carta A Torre

Em uma leitura de Tarot, a carta A Torre revela uma mudança significativa e que acontece de forma inesperada. Embora A Torre tenha um cenário de destruição e tragédia, essa mudança que pode surgir não precisa ser necessariamente ruim. Devemos lembrar que as mudanças são importantes em nossa vida. 

Amor e relacionamento

Se esta carta sair em uma leitura de amor e relacionamento indica que mudanças fundamentais ocorrerão em breve. Pode ser o rompimento de uma relação ou o fim de uma amizade, por exemplo. Essa carta geralmente traz um presságio de traição e de descoberta da verdade. 

Portanto, A Torre costuma trazer colapsos emocionais, raiva e mágoa. Mas ela também indica que toda essa experiência dolorosa irá passar e renovar os caminhos para o amor. Em outros casos, a Torre também pode indicar falhas em crenças atuais para que você consiga agir antes que tudo desmorone. 

Finanças e trabalho

Quando essa carta surge em leituras de finanças e carreira, é bom se preparar para conflitos no ambiente de trabalho. Por isso, se mantenha no controle das emoções e evite atritos com outras pessoas. A carta também indica mudança na atual posição profissional, podendo ser uma perda de emprego ou uma insistência em determinada posição. Essa mudança indesejável trará estresse, mas A Torre orienta que você deve manter uma perspectiva positiva sobre construir uma base mais sólida

Saúde e espiritualidade

Na vida espiritual e na saúde, A Torre surge como um presságio de acidente ou doença repentina. As mudanças que estão por vir poderão ainda refletir no futuro em aspectos positivos para a sua vida, como uma mudança no estilo de vida, por exemplo. A Torre é também uma carta muito poderosa para a espiritualidade. Ela aponta para mudanças que tornarão você mais resiliente, sábio e forte. 

Significado da carta A Torre invertida

A Torre invertida é uma carta que indica mudança significativa, contudo, ela não surge por uma força externa, mas sim por um ímpeto interno de querer mudar. Não é uma mudança rápida, você ainda terá que enfrentar batalhas internas contra ela para chegar em seu objetivo. Por isso, essa carta quando surge invertida também representa questionamento de valores, crenças, significado e propósito. 

Amor e relacionamento

A Torre quando surge invertida em uma leitura de amor e relacionamento, ela diz que você está enfrentando uma batalha interna que pode ser sobre seus sentimentos, medo de se envolver e raciocínio. Essa carta orienta que a maneira correta de passar por tudo isso é enfrentando os problemas. 

Outro significado dessa carta invertida é que você pode estar protelando uma separação, por exemplo. Fingir que o problema não existe é mais confortável do que enfrentar os problemas, mas isso pode impedir o fluxo da sua vida amorosa.

Finanças e trabalho

A Torre invertida nas finanças e carreira indicam o despertar de nossa própria bolha, de que estamos na zona de conforto e acostumados com coisas que não nos fazem felizes de verdade. Por isso, é uma carta que possibilita encontrar a mudança necessária para ser feliz na área profissional. Além disso, a carta também orienta que você provavelmente fez maus investimentos. 

Saúde e espiritualidade

Na vida espiritual e na saúde, A Torre invertida significa que você está ignorando um sinal de alerta importante, como uma doença, por exemplo. A carta também orienta que você finalmente pode ter chegado à conclusão de que não concorda com velhas crenças e isso resultará em sua evolução espiritual.

A Torre é sim ou não?

Mas afinal, a carta A Torre é sim ou não? Saiba que essa carta de Tarot é “Não”. Isso não significa que o resultado será ruim, no fim das contas, mas a resposta para aquilo que você perguntou é não.

a torre

O que significa a carta do Tarot A Torre?

O significado da carta de Tarot A Torre é de destruição de velhas crenças, de desastre inesperado e mudanças significativas que poderão fazer você questionar suas próprias crenças e opiniões. A Torre é uma carta que representa a destruição devido a falta de uma base sólida. Por isso, ela orienta aqueles que a tiram que eles devem fortalecer suas bases e buscar mudanças importantes. 

Tanto a carta na posição normal quanto A Torre invertida nos mostram que as mudanças nem sempre são ruins, mas que elas podem ser dolorosas no início e que trarão resultados necessários no futuro em diversas áreas da vida.

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo