Artigos

Como jogar Tarot?

Você tem curiosidade para aprender a como jogar Tarot? Aprenda aqui passo a passo para se tornar um tarólogo de sucesso e ajudar as pessoas com este oráculo maravilhoso.

Anúncio

Afinal, os arcanos têm muito a nos dizer, tanto sobre nossas decisões e nosso futuro, como sobre nós mesmos. Mas, é claro, para entender a mensagem a ser recebida, é preciso, antes de tudo, saber como jogar.

Por isso, neste artigo você irá aprender a como jogar Tarot e mais alguns detalhes sobre as cartas e a leitura em sim. Aproveite e boa leitura!

Como jogar Tarot?

Para muitos, para jogar Tarot basta saber o que as cartas significam e fazer alguns saque, afinal, são só “cartinhas de baralho”. Mas não é bem assim.

Jogar Tarot precisa de conhecimento. É necessário saber interpretar cada carta em sua totalidade, desde seu Arcano até as cores e símbolos que estão desenhados no oráculo.

Existem alguns passos básicos para que você possa se introduzir ao mundo das cartas. E para os mais interessados, estes passos serão os primeiros passos para no futuro trabalhar como tarólogo.  Estes passos são:

Compre um deck básico

Quanto mais informações o seu deck conseguir passar, mais difícil será iniciar a sua jornada no Tarot. Isso por que você não será capaz de interpretar as mensagens de maneira correta.

Começar com um baralho simples, como o Tarot de Marselha será a sua melhor aposta como iniciante. Para quem não sabe, um deck é o baralho do tarot, é assim que ele é chamado.

Comece pelos Arcanos Maiores

Apesar de baralhos de Tarot serem compostos por diferentes quantidades de cartas, ao depende do baralho, uma afirmação é possível de se fazer: Os 22 Arcanos Maiores sempre estarão presentes.

Por isso, o segundo passo deve ser priorizar os estudos dessas cartas e entender como elas se encaixam dentro de um determinado cenário. Aqui em nosso site temos a lista com os 22 arcanos maiores, para saber quais são, clique aqui.

Observe atentamente os detalhes das cartas

No Tarot, não tratamos apenas dos arcanos, mas também dos símbolos, das cores e dos elementos presentes nas cartas. Cada detalhe irá influenciar a leitura.

Vale a pena anotar em um caderno o que você reparou em cada um dos 22 arcanos, para fixar na mente o que eles representam.

Entenda as regras de cada baralho e estudar bastante

Apesar de diversos modelos de baralhos existirem, cada um possui suas regras e maneiras exclusivas de jogar. É importante se atentar a cada ponto delas, para que a leitura seja precisa e coerente.

Busque por livros, canais no YouTube, artigos e até grupos em Facebook que falem sobre o assunto. Para ser um bom tarólogo, é preciso estudar constantemente, a fim de descobrir mais e mais sobre as representatividades das cartas. Veja abaixo uma sequencia ótima de aulas para iniciantes.

De início, faça simples leituras para você

Sendo um aprendiz, você não possui ainda o conhecimento para fazer leituras para outras pessoas. Por isso, o mais interessante é fazer tiradas para si mesmo, a fim de praticar e exercitar o seu conhecimento.

Um tipo básico de leitura é a puxada de três cartas. Nesse jogo, o tarólogo tira 3 cartas do baralho. Com a pergunta em mente, a primeira carta irá falar da causa da situação da pergunta. A segunda sobre o desenvolvimento da situação e a terceira sobre as consequências.

Apesar de simples, esse é um jogo muito bom para colocar em prática o que descobriu durante seus estudos.

O que são as cartas de Tarot?

Mas, afinal, o que seriam as tão famosas cartas de Tarot? Bem, apesar do jogo ser bastante conhecido, ainda existem pessoas que confundem o baralho de tarot com baralhos convencionais.

E não é para menos. Afinal, um dos primeiros baralhos de oráculos da história, o baralho cigano, foi criado por Anne Marrie Adelaide Lenormand, uma cartomante muito conhecida na Europa na era napoleônica.

Além disso, oráculos também não fazem parte do senso comum. Se você não estuda sobre o assunto, provavelmente não vai saber o que é “A Jornada do Louco” e sua ligação com o mundo da cartomancia.

Dito isso, as cartas de tarot nada mais são que a representação física dos arcanos. Começando pelo O Louco, o baralho clássico conta com 72 cartas, sendo as 22 primeiras os Arcanos Maiores e as outras 50 os Arcanos Menores.

Vale ressaltar que muitos baralhos utilizam 54 ou, ainda, 26 Arcanos Menores para uma leitura mais precisa. Inclusive, estes também são bem tranquilos para quem está começando no mundo da tarologia.

Para aprendar como jogar tarot, eu preciso saber o significado de todas as cartas?

Um bom tarólogo deve saber o significado de todas as cartas. Porém, isso depende de quais jogos ele realiza e com qual baralho ele trabalha.

Ainda que seja necessário conhecer as 72 ou 78 cartas, as que são obrigatórias de se conhecer são as 22 primeiras, também conhecidas como Arcanos Maiores.

Essas cartas não apenas são as mais diretas em relação a leitura, como também são as que direcionam o jogo para a direção da resposta mais assertiva.

Enquanto que os Arcanos Menores são responsáveis por detalhes ou pequenos fatores, os Maiores já terão mais influência sobre a situação que você está fazendo a leitura.

Por isso, conhece-los e saber suas variantes é de extrema importância para garantir uma leitura bem feita.

Existem outros baralhos de Tarot?

Existem múltiplas variações de baralhos de Tarot, como o de Thoth, por exemplo. Cada um possui suas peculiaridades nas cartas, assim como jogos únicos que só podem ser feitos exclusivamente com determinados baralhos.

Também é preciso ressaltar que as artes e símbolos nas cartas também mudam de acordo com o baralho, o que torna a interpretação bem diferente ao depender do que está utilizando para fazer a leitura.

Logo, existe a necessidade não apenas de conhecer os jogos possíveis, como também as suas regras. Por isso, quando um tarólogo inicia em sua jornada, ele começará com o jogo mais simples, que foi descrito mais cedo no artigo.

Essa não é apenas uma ótima maneira de praticar o conhecimento, como também um jogo que pode ser feito com todos os baralhos.

Agora você sabe como jogar Tarot?

Como podemos ver, aprender a como jogar Tarot exige muito estudo e dedicação. A pessoa precisa ter foco se quer se tornar um bom tarólogo. Além disso, a curiosidade é um fator fundamental para que ela busque explorar cada vez mais este mundo.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo