Arcanos Maiores

O Diabo – significado da carta no Tarot

A carta que trata dos desejos humanos, principalmente aqueles mais mundanos, é representada por O Diabo. Localizada na 15ª sequência da família dos Arcanos Maiores, essa carta enfatiza a questão dos sentimentos mundanos, vícios, dependência, depressão e obsessão. Em uma leitura corriqueira no Tarot, a retirada dessa carta indica que a pessoa deve analisar seus sentimentos.

Anúncio

Simbologia da carta O Diabo

A carta O Diabo é representada pela figura de Baphomet, mais conhecido como “O Bode Sabático”. Esse personagem é uma mescla de ser humano, bode e ave. Ou seja, possui cabeça de bode, chifres, corpo humano e asas. Seu olhar é frio, hipnótico e O Diabo está sobre um pedestal. Sua mão direita está levantada e a esquerda segura uma tocha apontando para o chão.

  • A figura milenar do Bode Sabático está relacionada com todas as atitudes maléficas hediondas do ser humano, que podem estar camufladas em pequenas atitudes “normais” e corriqueiras;
  • Seu olhar fixo e hipnótico é convidativo e faz a pessoa cair em tentação;
  • A mão direita levantada é um gesto de cumprimento indicando que está tudo bem;
  • O Diabo está agachado em cima de um pedestal meio cubo, o que significa que ele desconhece a história por completa, dessa forma, suas decisões são baseadas em meias verdades;
  • Na carta há também a figura de um homem e uma mulher, ambos nus, acorrentados e com chifres. Isso significa que cada vez mais o diabo está dominando essas pessoas;
  • A presença de uvas e fogo na carta indica o estímulo de prazer e desejo;
  • As pessoas presentes na carta estão com o rosto triste, o que significa que as forças e a vontade de combater o mal se esvaíram.

Palavras-chave da carta O Diabo

As palavras-chave da carta O Diabo são: tentação física e mental, vício, dependência, depressão e obsessão. As palavras-chave invertidas são: recuperação, desobsessão, pensamentos claros e independência do mal.

Significado da carta O Diabo

O Diabo é uma carta de representação de atitudes ruins, representante oficial do vício e dos hábitos destrutivos. Essa carta na posição normal vem para advertir a necessidade de quem a retirou de tomar cuidado com seus desejos carnais e materiais. Não se restringir somente ao mundo material e manter o equilíbrio das coisas enfatizando o lado espiritual e os bons princípios, são alternativas para deixar de ser materialista e promover mudanças significativas neste sentido.

Amor e relacionamento

Para os solteiros, essa leitura de amor significa tomar cuidado com as paixões e presença de pessoas que podem confundir seus critérios e princípios. A vida boêmia é cativante para pessoas solteiras e descompromissadas, mas pode abrir as portas para dependência química, falta de compromisso e perda das perspectivas de médio e longo prazo.

Em um relacionamento, a carta O Diabo pode indicar que você é uma pessoa dependente de seu parceiro(a), que o ciúme está em alta e que a postura de valores e princípios na relação estão corrompidos. A carta também indica um período de energia sexual em extrema elevação, tanto para os solteiros quanto para quem está em um relacionamento.

Finanças e trabalho

Em leituras sobre profissão e negócios, O Diabo pode indicar que você está trabalhando em um lugar que está corrompendo seus princípios. A carta pode corroborar com seus sentimentos de confinamento, ou pode servir de alerta, caso você esteja se desviando de seus princípios sem se dar por conta. 

O Diabo também indica que ir em busca de ganhos financeiros em primeiro lugar é ruim. Dedique-se a fazer o que gosta e visando trazer coisas boas ao mundo, pois a riqueza é consequência de suas atitudes e ações!

Saúde e espiritualidade

Para a saúde, O Diabo traz uma leitura de alerta e preocupação, pois indica que você não está se cuidando como deveria. Prezar pela saúde física e mental com bons hábitos, sem excessos e extremos, é a solução!

Significado da carta O Diabo invertida

Em sua posição invertida, O Diabo traz leitura de coisas boas e com bons significados no Tarot. O Diabo invertido ainda traz a ideia de que é necessário se livrar de uma postura e ideias maliciosas. No entanto, deixa claro que essas mudanças são cabíveis e estão em seu horizonte, basta focar em coisas melhores.

Amor e relacionamento

No amor, O Diabo invertido revela que é necessário se livrar de alguns apegos, pois eles o impedem de progredir diante de seus valores. É fundamental ser mais seguro, menos dependente e manter o equilíbrio diante de valores junto ao seu parceiro(a). Essa carta invertida deixa claro que prezar por valores na relação é algo que está em seu caminho. Se você está solteiro(a), a carta deixa claro que seus valores devem ser repensados e vivenciados de forma criteriosa.

Finanças e trabalho

Em uma leitura para profissão e negócios, a carta o Diabo invertida revela que você está se agarrando somente aos desejos financeiros e se omitindo no equilíbrio das coisas. Ou seja, pode estar se estressando e dedicando horas e horas a mais no seu trabalho, e deixando a família e o amor de lado. Também pode ser que você esteja focado somente nos lucros, não se importando com o mal que pode causar ao próximo. Mudar isso é cabível para você, já que se trata de uma leitura invertida dessa carta.

Saúde e espiritualidade

Para a saúde, essa carta invertida é um bom sinal, e indica que você está no caminho de se afastar de vez dos maus hábitos. A carta revela que você está no controle e vai conseguir trocar vícios por virtudes. Mas ainda assim vale o sinal de alerta, pois todas as mudanças positivas em seu horizonte dependem somente de você.

O Diabo é sim ou não?

Em perguntas para respostas diretas “Sim” ou “Não”, O Diabo é “Não”.

O Diabo

O que significa a carta do Tarot O Diabo?

Podemos concluir que O Diabo é uma carta que anda lado a lado com a natureza humana, visto que todos estamos sujeitos a erros e cair em tentação. A carta revela que você está neste caminho e pode sair dele. É um ótimo sinal de alerta que deve ser considerado. Atente-se para a leitura da carta no contexto correto, considerando as combinações e perguntas realizadas.

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo