Arcanos Maiores

O Mundo – significado da carta no Tarot

O Mundo é a carta que encerra a sequência de Arcanos Maiores, está na 21ª casa dessa sequência sendo a carta que significa o fim de uma jornada. Essa carta marca o fim de projetos a longo prazo, é uma carta significativa de conclusão e de que os frutos de seus esforços estão por ser palpados em breve.

Anúncio

Simbologia da carta O Mundo

A figura protagonista de O Mundo é uma mulher nua em pé, rodeada por uma coroa feita com louros. A mulher nua está na imagem central da carta, e aparenta estar saindo da coroa de louro conforme dá um passo para fora da estrutura. Um longo véu roxo está ao redor do seu corpo até os pés, a mulher também segura em cada uma das mãos uma varinha.

  • O fato da mulher estar dando um passo rumo a passar por esse círculo de louros revela que uma jornada chegou ao fim de forma bem-sucedida;
  • Outra simbologia que deve ser considerada é que a mulher está pronta para começar outra jornada, ou melhor, a pessoa que retirou a carta está próxima ou já iniciou outra jornada de longo prazo;
  • As varinhas nas mãos da mulher nua revelam que o ciclo que se iniciou na carta O Mago, agora conclui com essa carta;
  • Na carta, há a figura de quatro símbolos do Zodíaco, cada um em cada extremidade da carta, sendo eles: Aquário, Touro, Leão e Escorpião. Essas figuras representam que essa longa jornada está sendo amparada para seguir com segurança.

Palavras-chave da carta O Mundo

Ter como referência um ponto de memória rápida e intuitiva é o objetivo das palavras-chave no Tarot. Para você saber se orientar diante do significado de 78 cartas do Tarot, olhe sempre para as palavras-chave de cada uma das cartas. As palavras-chave de O Mundo são: fim de uma jornada com sucesso, conclusão, realização, jornada a longo prazo. As palavras-chave invertida desta carta são: estagnação, fracasso, decepção, algo incompleto.

Significado da carta O Mundo

A carta O Mundo significa o fim de uma longa caminhada que deu certo! Nessa jornada, os frutos poderão ser colhidos e apreciados pela pessoa que se dispôs a ir em busca destes resultados. Essa é uma carta que simboliza conclusão, uma viagem que se encerra ou está iniciando. Essa carta também indica que uma certa satisfação com o mundo está à sua frente, pois coisas boas estão por vir.

Amor e relacionamento

No amor e no relacionamento, O Mundo revela que a pessoa que retirou essa carta está prestes a adentrar em um novo estágio em sua vida no que diz respeito ao amor. Isso é algo bom, pois também revela que ela conseguiu concluir um ciclo para que outro possa dar início. Se você já vive uma relação amorosa com alguém, isso pode indicar que vocês vão dar um passo e firmar ainda mais o compromisso, indo morar juntos, casando, sempre no sentido de mais intimidade e parceria.

Para os solteiros, isso revela que esse é o momento de se abrir para um relacionamento sério. A sua busca por novos horizontes deve ser explorada com afinco agora, amparada pelo universo em todos os sentidos. Ou seja, o universo deseja que você mergulhe em novas experiências de longo prazo, não fique estagnado e se projete em um relacionamento amoroso abençoado.

Finanças e trabalho

No que diz respeito a profissão, negócios e dinheiro, O Mundo significa que você receberá os frutos de seu trabalho a longo prazo. Pode ser uma promoção no trabalho, um aumento de salário, lucros e dividendos. Bom, de todas as formas são resultados positivos. 

Saúde e espiritualidade

O Mundo é uma carta que revela sucesso após uma grande batalha. Pode ser uma luta contra uma doença ou visando emagrecer e chegar no peso ideal, por exemplo. Essa carta revela que você obteve sucesso e um novo ciclo está começando agora. Na espiritualidade, essa carta revela que a pessoa que a retira está iluminada, bem amparada e percebe isso em detalhes de sua vida.

Significado da carta O Mundo invertida

A carta invertida de O Mundo revela decepção, frustração, não concluído e estagnação em um projeto de vida, seja no amor, na saúde ou nas finanças. O Mundo invertido revela que a pessoa que retirou essa carta está estagnada e sente que não está conseguindo atingir seu propósito, seus objetivos traçados em outrora.

Amor e relacionamento

No amor, essa carta pode significar que existe falta de alinhamento e concordância entre você e seu parceiro(a). A falta de alinhamento dos objetivos, a falta de parceria e de união, frustram e decepcionam uma pessoa empenhada em ver o relacionamento bem, dando frutos e cada vez melhor. Para solteiros, a sensação de solidão pode ser um sinal de que partir para uma relação séria é a solução de mudar sua vida para melhor, mas isso só depende de você.

Finanças e trabalho

Os bloqueios mentais e a autossabotagem são representados por O Mundo invertido no que diz respeito à profissão, negócios e dinheiro. É normal cometer erros e se frustrar, mas essa carta indica que você deve perseverar e não desistir, pois, pode estar estagnado por conta do árduo caminho trilhado. Não pare, não desista, essa é a mensagem para essa área da vida ao retirar a carta invertida de O Mundo!

Saúde e espiritualidade

Motivação e vontade de manter a saúde em dia é o que não faltam, mas, a frustração de não conseguir se planejar como deseja pode ser uma indicação deste momento em sua vida ao retirar O Mundo invertido. Na espiritualidade isso ocorre e revela que o foco no lado espiritual estagnou. Essa condição é observável devido à frustração da pessoa que vive essa situação de paralisia de seus projetos de vida.

O Mundo é sim ou não?

No Tarot, a retirada da carta O Mundo significa “Sim” para uma pergunta com resposta direta.

O Mundo - significado da carta no Tarot

O que significa a carta do Tarot O Mundo?

Bom, para concluir uma definição de O Mundo, podemos associar essa carta com conclusão, realização, sucesso nos objetivos traçados, viagem e novo ciclo. Na sua posição invertida, a carta revela insatisfação com o que não foi atingido. De modo geral, quem retira essa carta deve olhar para as coisas com bons olhos, pois de todas as formas ela indica que o universo está dando suporte para seus projetos de vida. Ou seja, com o aval do universo a seu favor, tudo se torna possível, basta não desistir!

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo