Arcanos Menores

Seis de Copas – significado da carta no Tarot

Um Seis de Copas retirado pelo consulente revela nostalgia, influência do passado e eventos marcantes. Ou seja, é semelhante à carta antecessora Cinco de Copas. No entanto, um Seis de Copas revela que a pessoa está presa no passado, seja ele bom ou ruim. Não é bom se prender aos acontecimentos marcantes e estagnar. A vida é feita de movimento, de mudanças e transições. Por mais confortável que seja o passado, se desprender dele é uma necessidade. Saiba que a vida não vai ficar esperando isso acontecer e situações inusitadas podem te surpreender.

Anúncio

Simbologia da carta Seis de Copas

Um Seis de Copas é ilustrado com a figura de um menino que se curva para oferecer flores a uma jovem menina. As flores oferecidas estão em um vaso no formato da taça de Copas. Outras cinco taças com flores também são observadas na ilustração, sendo que quatro delas estão em posição alinhada e uma quinta taça aparece atrás do jovem menino. A ilustração exalta os tons de dourado em um grande percentual da carta, bastante destacada no fundo da carta e nas taças.

  • Admiração e respeito é um dos significados desta carta ilustrado pela imagem da menina recebendo as flores, o que significa grande admiração por seu passado;
  • O fato de haver quatro taças alinhadas revela uma linha cronológica e representa a memória;
  • Uma quinta taça reforça a ideia de passado deslumbrante, pois está em um pedestal atrás do menino;
  • As residências ilustradas ao fundo simbolizam segurança.

Palavras-chave da carta Seis de Copas

Palavras-chave são necessárias para entender o que cada carta tem a lhe dizer em curto prazo. Após esse feeling, é interessante se aprofundar cada vez mais no significado de cada uma das 78 cartas do Tarot. As palavras-chave do Seis de Copas são: nostalgia, inocência, infância e memórias antigas. As palavras-chave invertidas são: idealização do passado, dependência do passado e falta de visão.

Significado da carta Seis de Copas

O Seis de Copas remete a infância, aos sentimentos de inocência, de pureza. Os eventos marcantes e as memórias alegres são enfatizadas pela pessoa e essa postura é revelada pela carta de Seis de Copas no Tarot. Não é errado olhar para o passado com carinho, mas é preciso ter cuidado para que a influência exercida pelo passado não extrapole a realidade. Ou seja, cuidado para não colocar o passado em um pedestal e deixar de viver a realidade do agora por conta disso.

Amor e relacionamento

Para as pessoas em um relacionamento, a carta Seis de Copas traz bons presságios, pois indica que as energias positivas do passado irão fortalecer a relação. Sentimentos puros são despertados nesta fase e a alegria da infância prevalece na relação. Para solteiros, as chances de se envolver com alguém do passado são grandes. Talvez, um(a) amigo(a) de longa data se mostre uma pessoa interessante para se relacionar.

Finanças e trabalho

Para as questões profissionais, financeiras e negócios, o Seis de Copas é uma carta positiva. Ela revela que você vai conseguir atingir a prosperidade por conta das sementes plantadas no passado. Todo o seu esforço terá frutos nesta fase, cultivado com muita alegria e energias positivas vindas das coisas boas e marcantes do passado.

Saúde e espiritualidade

Em leituras voltadas para a saúde e para a espiritualidade, a retirada de um Seis de Copas aponta alguém do passado que possa estar precisando de sua ajuda. Essa é uma das interpretações desta carta para a saúde e para o amor. Outra interpretação é que você deve olhar novamente para as coisas boas que fazia por sua saúde, ter mais carinho por sua história. Abandonar todos os cuidados com a saúde é perigoso em qualquer fase da vida.

Significado da carta Seis de Copas invertida

Na posição invertida, a carta Seis de Copas revela uma necessidade de se libertar do passado. É preciso se libertar do passado para conseguir fazer a vida seguir no rumo certo. Por mais que sejam coisas boas, você pode estar se agarrando demais ao seu passado, o que te impede de ver as coisas na sua frente, de seguir em frente. Não permita ficar preso em acontecimentos que já se foram. 

Amor e relacionamento

No amor e no relacionamento, a carta Seis de Copas invertida revela uma relação estagnada, presa no passado. As coisas não fluem bem nesta fase e começar a pensar no futuro é a alternativa para dar vida novamente à relação. Ficar preso no passado ou simplesmente não fazer nada para as coisas se renovarem na relação são as mesmas coisas. Por isso, fuja da mesmice e permita novas experiências, viagens e renove o contato com seu(sua) parceiro(a). 

O solteiro que retira essa carta invertida pode estar preso nas coisas boas de relações que não deram certo. Deve acreditar que pode voltar com a pessoa amada, mas fica preso nisso e não deixa o futuro adentrar a sua porta. Permita novas pessoas e experiências.

Finanças e trabalho

Seis de Copas invertido em leituras financeiras revela estagnação na profissão, sem perspectivas de mudanças. Pode ser que você já esteja há muito tempo em um mesmo posto de trabalho, algo que lhe remete a um passado bom, mas que hoje já não é um lugar bom para você. Procurar se renovar, crescer na carreira e encontrar novas oportunidades que condizem melhor com suas expectativas de hoje, é algo fundamental para se colocar no caminho da prosperidade. Se você não faz isso, o universo lhe apresenta várias oportunidades maravilhosas, mas você não irá ver nenhuma delas por estar preso no passado.

Saúde e espiritualidade

Em leituras de saúde, o Seis de Copas na posição invertida é algo ruim, pois revela que você está preso em um passado ótimo e está negligenciando sua saúde no presente. Ou seja, você tinha saúde, mas hoje não tem e acredita que ainda tem, devido a um dia ter gozado de muita saúde. Sendo assim, preocupe-se mais com sua saúde, vá a médicos e especialistas e não deixe que as coisas se agravem por conta de não se cuidar simplesmente por acreditar que sua saúde é de ferro como em outrora.

Seis de Copas é sim ou não?

Seis de Copas é “Sim”.

Seis de Copas - significado da carta no Tarot

O que significa a carta do Tarot Seis de Copas?

Por fim, saiba que o Seis de Copas é uma carta boa, revela coisas boas e lança um alerta importante sobre estar preso demais em coisas do passado. Portanto, se você tirou um Seis de Copas no Tarot, comemore por saber que se trata de um bom presságio

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo