Arcanos Menores

Cinco de Copas – significado da carta no Tarot

Um Cinco de Copas no Tarot significa foco excessivo em coisas negativas. Mas, um diferencial de Cinco de Copas é por ter várias interpretações. Essa é uma das cartas que mais necessita das combinações com outras cartas do Tarot para uma leitura satisfatória. A princípio, podemos tomar essa carta como uma representante das energias negativas carregadas por quem retira o Cinco de Copas.

Anúncio

Simbologia da carta Cinco de Copas

A ilustração do Cinco de Copas tem como personagem central um homem, de costas com uma longa capa negra. Esse homem está cabisbaixo, olhando para o chão inconsolado observando três taças caídas, todas derramando seu próprio conteúdo. Atrás do homem há duas taças de pé.

  • O homem olhando para as taças caídas revelam coisas ruins que ocorreram, arrependimentos, foco em coisas do passado que machucam, causam dor e tristeza;
  • As taças que estão firmes e fortes, de pé atrás do homem, revelam as oportunidades que não estão sendo observadas por ele, e que podem estar sendo ignoradas deliberadamente;
  • A capa escura que o homem veste e toda sua postura deixa claro o quanto se manter focado em coisas que não deram certo é ruim.

Palavras-chave da carta Cinco de Copas

Uma excelente dica para você que está começando e quer saber mais sobre o significado das 78 cartas do Tarot é olhar para as palavras-chave. Memorize as palavras-chave de cada carta, observe bem a ilustração de cada uma delas e tenha uma referência mental sobre o significado delas em pouco tempo. 

  • As palavras-chave do Cinco de Copas são: negatividade, instabilidade emocional, emoções reprimidas, mágoa e arrependimento.
  • As palavras-chave invertidas são: superação, aceitação, cura e libertação de sentimentos negativos.

Significado da carta Cinco de Copas

Um Cinco de Copas é uma carta enigmática, que revela a tristeza em primeiro plano, a solidão e os traumas do passado. No entanto, por combinações específicas com outras cartas, um Cinco de Copas pode revelar crescimento, amadurecimento e coragem de olhar para o passado. Se você tirou um Cinco de Copas, entenda que você está fortemente influenciada(o) pelo passado. Acontecimentos marcantes em sua vida estão tomando conta do seu presente. 

Amor e relacionamento

No relacionamento, a retirada de um Cinco de Copas é significativa. Demonstra que as mágoas, as tristezas e os arrependimentos estão tomando conta da relação. Essa carta é um mau presságio de separação e término. No entanto, nunca leve uma interpretação ao pé da letra. O fato é que o universo está lhe dizendo que você está negativo demais. Existem taças transbordando ao seu redor, ou seja, oportunidades de salvar seu namoro, casamento e se desprender dos episódios ruins que marcaram sua relação. O perdão é a palavra-chave neste caso.

Se você é solteiro, suas dores e machucados na alma estão o impedindo de dar um passo adiante. Deixe o passado para trás, perdoe quem tiver que perdoar para se libertar e viva uma vida de muitas oportunidades ao seu redor. 

Finanças e trabalho

Se você teve perdas significativas no âmbito financeiro, é provável que isso tenha marcado sua vida. Desta forma, um Cinco de Copas no Tarot está lhe dizendo que você deve se posicionar novamente. Ou seja, veja os exemplos de milionários que perderam tudo que tinham e recuperam tudo novamente. Perseverar é a palavra-chave neste sentido, pois, as oportunidades de investir, se envolver com negócios promissores e prosperar muito são constantemente oferecidas pela vida.

Saúde e espiritualidade

Na saúde e na espiritualidade, o Cinco de Copas revela que a instabilidade emocional tem lhe prejudicado. Sua saúde reflete tudo o que você sente. Assim, se a tristeza tomou conta de você, as doenças podem afligir seu corpo, mente e alma. Não seja uma pessoa amargurada por perdas, dores e acontecimentos marcantes. Se você perdeu um ente querido e está difícil se ver livre desta dor, saiba que de onde esta pessoa está ela fica triste com sua tristeza. Se você realmente quer que essa pessoa fique bem onde ela estiver, liberte-se de suas dores e viva o presente. 

Significado da carta Cinco de Copas invertida

Um Cinco de Copas na posição invertida é uma carta reveladora, que demonstra o fim das dores e o início da renovação. Essa carta demonstra que você está superando o passado negativo, olhando mais para as oportunidades ao seu redor e andando para frente como tem que ser. Você conseguiu olhar para tudo aquilo que lhe corroía, que estava levando você para o abismo e tirou lições importantes disso tudo. Cresceu, evoluiu e tem tudo isso como base.

Amor e relacionamento

Momentos de instabilidade, brigas, traições, mágoas, tudo isso pode ter abalado sua relação. No entanto, o Cinco de Copas invertido deixa claro que tudo ficou no passado, que o perdão prevaleceu e que a relação ganha novos ares. Se você vive em um relacionamento que experimentou dias de muita instabilidade e negativismo, hoje pode desfrutar de uma relação mais madura. O solteiro já está bem, pronto para conhecer alguém e se envolver. As dores e machucados já não incomodam mais. O segredo é não mexer nas feridas e deixar que elas cicatrizem sozinhas.

Finanças e trabalho

Chegou a hora de reagir, de recuperar o tempo perdido e as oportunidades de dar a volta por cima. O Cinco de Copas na posição invertida revela que você atingiu maturidade para se recolocar no mercado de trabalho, de evoluir na carreira, fechar novos contratos e caminhar rumo à prosperidade.

Saúde e espiritualidade

Um Cinco de Copas para saúde é uma carta de bons presságios, pois revela que o negativismo do passado ficou no passado. Esse é um bom momento para procurar uma academia, fazer meditação e retomar os cuidados de saúde negligenciados por conta de tristezas experimentadas.

Cinco de Copas é sim ou não?

Um Cinco de Copas significa “Não” no Tarot.

Cinco de Copas

O que significa a carta do Tarot Cinco de Copas?

Portanto, podemos finalizar dizendo que um Cinco de Copas serve como um alerta dizendo: deixe o passado no passado, não permita que as mágoas, dores e rancores tomem conta do seu presente. Esqueça tudo de ruim que já se foi e leve consigo só experiências que lhe forneçam maturidade e sabedoria.

Tarólogo Cuque Swan

Atuando no Tarot desde 2014, mergulhei nos estudos em várias terapias holísticas priorizando a saúde física, mental e espiritual. Atualmente conto com centenas de atendimentos no Brasil e em vários países.

Veja também

Botão Voltar ao topo